Os deputados do PS eleitos pela ilha do Pico, Marta Matos e Mário Tomé, lamentaram profundamente os mais recentes comunicados do PSD e do Governo Regional, que procuraram catalogar os deputados do PS como “mentirosos”, acusando os socialistas de “lançar boatos” sobre o estudo do Governo Regional com vista à centralização da gestão dos centros de saúde do Pico, Faial, Flores e Corvo numa única unidade, acabando com as unidades de saúde de ilha e passando a existir uma única tutela coordenada pelo Centro de Saúde da Horta.
Marta Matos e Mário Tomé lembraram que não foi o PS que “lançou boatos” mas sim através de uma reportagem num jornal local, no passado dia 15 de julho.
Nesta peça, lia-se que o Governo, inclusivamente, “equacionava a possibilidade de voltar a encerrar o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), no período noturno, nos centros de saúde das Lajes e de São Roque”.
Os deputados socialistas reiteram que nos últimos anos a ilha do Pico teve ganhos graças à existência da USIP, que conseguiram rentabilizar os seus meios e os seus recursos, garantindo mais consultas de especialidade, mais equipamentos, medicina interna, a SIV e a hemodiálise, por exemplo.