A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e a Secretaria Regional da Saúde e Desporto autorizaram a contratação de 30 médicos aposentados para os serviços integrados no Serviço Regional de Saúde (SRS), para o ano 2022.
A noticia é avançada pelo Açoriano Oriental que informa que o objetivo desta decisão prende-se com a “necessidade de continuar a dar resposta à escassez de médicos existentes nas várias especialidades e, particularmente, em algumas das ilhas da Região Autónoma dos Açores”.
Esta aposta na contratação de médicos reformados é uma medida nacional, cabendo à Região apenas fixar o contingente a vigorar para o ano 2022, optando o Governo dos Açores por contratar 30 profissionais de saúde até dia 31 de dezembro.
Quanto às especialidades onde a contratação de médicos reformados será mais notória este ano, Clélio Meneses aponta para “as necessidades hospitalares que são muitas” e ainda “a medicina geral e familiar, nomeadamente nos cuidados primários nos centros de saúde”.
AO/RP