A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, adianta que, em menos de dois anos de governação, este Governo aumentou os quadros do setor público da Educação da região em mais de mil trabalhadores.
De acordo com a titular da pasta da Educação, entraram 429 docentes e 582 trabalhadores da ação educativa nos quadros da região.
A governante já tinha informado que “99% das necessidades docentes das escolas estavam colmatadas” no início do ano escolar, existindo “4711 docentes em funções letivas” na Região, “mais 45 do que no ano anterior”.
Sofia Ribeiro frisou que “mesmo com o número de alunos a diminuir” nas escolas açorianas, há “mais professores nos Açores".
Já no que se refere aos assistentes operacionais, Sofia Ribeiro explica que “o aumento de lugares em quadro” foi de “mais de 25%”.
No entanto, a Secretária reconheceu ser “necessário fazer uma permanente atualização das necessidades das escolas”, uma vez que “estão em constante mutação”, acrescentando que o levantamento “já começou a ser feito”.
Sofia Ribeiro recordou que está em curso a alteração dos três pilares legislativos do sistema educativo regional: o regime jurídico de criação, autonomia e gestão das unidades orgânicas, que já está negociado com os sindicatos e que será em breve apresentado na Assembleia Legislativa Regional; o estatuto da carreira do pessoal docente, que será em breve apresentado às associações sindicais do setor e ainda a revisão dos currículos da educação básica.
Gacs/RP