Marta Matos, deputada do Partido Socialista na Assembleia Legislativa Regional, questionou na quarta-feira, o Governo Regional sobre qual a previsão de abertura das candidaturas e admissão de jovens recém-diplomados aos programas ESTAGIAR L e T na Administração Pública Central, Regional e Local.
“O Grupo Parlamentar do PS Açores tem recebido reclamações de jovens em condições de integrar os programas ESTAGIAR, que não conseguem aceder, porque não estão abertas as candidaturas para estes organismos”, revelou Marta Matos.
Num requerimento entregue no parlamento açoriano, a deputada questionou o Executivo liderado por José Manuel Bolieiro se já foi autorizado pelo Governo Regional, o recrutamento de estagiários pelas entidades promotoras da Administração Pública Regional, bem como o número de estagiários autorizado.
PS/RP
Segundo a deputada, a Resolução do Conselho do Governo do passado dia 19 de julho, refere que é necessário um despacho do membro de Governo com competência em matéria de emprego, “contendo os períodos de candidatura, a data de início dos estágios e os critérios de admissão dos estagiários” e o que acontece é que “estamos a meados de setembro e essa informação ainda não consta nos sítios oficiais do Governo dos Açores”.
Marta Matos lembra que os programas ESTAGIAR têm por objeto, “possibilitar aos jovens um estágio profissional em contexto real de trabalho que promova a sua inserção na vida ativa, bem como apoiar a fixação de jovens nas ilhas de menor dimensão demográfica”.