O Tribunal de Contas (TdC) está a averiguar na Câmara de São Roque do Pico a legalidade de um apoio concedido para pagamento da fatura de energia elétrica, durante 16 anos, a uma empresa privada com sede no concelho.
A notícia é avançada pelo jornal Ilha Maior, que adianta que a investigação foi motivada por uma denúncia anónima efetuada junto do TdC no decorrer do mandato camarário municipal anterior.
O pagamento foi assumido numa primeira fase pelo então presidente da Câmara de São Roque, Manuel Joaquim Costa, justificando o pagamento com a necessidade de fixar empresas na zona industrial.
Ao longo dos anos, devido a várias vicissitudes e a contratempos para infraestruturar com energia elétrica a zona industrial, esse pagamento prolongou-se até este ano quando foram colocados os equipamentos necessários para que a empresa assumisse o pagamento.
Segundo a mesma fonte, o apoio está agora a ser investigado pelo Tribunal de Contas, que esteve no Município ao longo de uma semana a analisar todos os documentos relacionados com os pagamentos, bem como a ouvir o executivo municipal e os funcionários envolvidos nas autorizações de pagamento e na prorrogação dos contratos com a empresa fornecedora da energia elétrica.
Luís Filipe Silva, presidente da autarquia adiantou ao mesmo semanário, que este tipo de averiguação é normal nos dias de hoje e aguarda com tranquilidade o relatório final ao trabalho de investigação.
Ilha Maior/RP