A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, concedeu, este ano, mais de 65 mil euros a instituições acolhedoras de cidadãos portadores de eficiência, destinados à aquisição de equipamentos e ‘software’, básicos e específicos, para utilização por cidadãos com deficiência.
Segundo Artur Lima, a “transição digital deve contribuir para o progresso do setor solidário e para a melhoria dos cuidados prestados por associações e instituições de âmbito social”.
Esta é uma iniciativa da Vice-Presidência, que se materializa através da abertura periódica de concursos públicos, ao abrigo do sistema de atribuição de incentivos financeiros PRO-SCIENTIA.
Em 2022, o governante anunciou que já foram apoiadas 24 instituições, em várias ilhas dos Açores e até ao final do ano espera que seja lançada uma nova edição de 2022 para apoio direto à aquisição de equipamentos por parte de cidadãos portadores de deficiência, estando prevista uma dotação total na ordem dos 80 mil euros.
Gacs/RP