O Vice-Presidente do Governo anunciou que o Plano e Orçamento para 2023 irá prever uma “verba histórica” para o pagamento do complemento para aquisição de medicamentos (COMPAMID), na “ordem dos seis milhões de euros”, quando, em 2020, a “verba total executada foi de 1,1 milhões de euros”.
Artur Lima lembrou que o Governo tornou “mais simples o acesso a este apoio”, permitindo que “chegue a um maior número de pensionistas”, sem que “tenham de adiantar o seu dinheiro na farmácia”.
“A simplificação do COMPAMID permitiu, de janeiro até setembro deste ano, contemplar 19.857 beneficiários, quando em todo o ano de 2020, foram alcançados 7.142”.
O Vice-Presidente do Governo falava no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila de São Sebastião, em Angra do Heroísmo, por ocasião da comemoração do Dia Internacional do Idoso.
Na visita àquela Santa Casa da Misericórdia, Artur Lima prestou uma “homenagem sentida aos idosos das nove ilhas” dos Açores, realçando que estes são uma “referência moral para as novas gerações”.
Também para o próximo ano, Artur Lima deu nota de que está previsto despender 4,1 milhões de euros em projetos e obras em infraestruturas de apoio ao idoso