O PS/Açores acusa o Governo Regional de escolher uma empresa “com ligações próximas ao PSD e sem experiência” para fazer um estudo sobre o transporte marítimo da Região.
Carlos Silva, deputado do PS/Açores afirma que em julho, o executivo “lançou um procedimento em que supostamente foram convidadas empresas especializadas na área dos transportes marítimos”, mas “a escolha recaiu sobre a uma empresa com ligações próximas ao PSD e sem experiência na área dos transportes marítimos”.
O deputado afirma que esta empresa possui atividades como 'consultoria em informática ou de relógios, ourivesaria e joalharia', solicitando nova análise aos documentos enviados pelas empresas de transportes marítimos em resposta ao convite dos Governo.
Face a estas acusações, Berta Cabral, Secretária Regional da Mobilidade dos Açores garantiu que a empresa responsável pelo estudo tem experiência na área e que as ligações ao PSD “são as mesmas que tem com o PS”, trabalhando no passado com governos dos dois partidos na área da sua especialidade – consultoria em sistemas de transportes.
Recorde que o atual Governo dos Açores deseja trabalhar na criação sustentada de um verdadeiro mercado interno, para o qual é fundamental a realização de um estudo sobre um novo modelo de transporte marítimo de mercadorias que potencie o desenvolvimento da economia de cada uma das nove ilhas” do arquipélago.