Iniciou-se ontem a visita do Governo Regional aos concelhos da ilha do Pico. A manhã de ontem desenrolou-se na Madalena e a tarde seguiu por S. Roque.
Na Madalena, José António Soares, presidente do município aproveitou a reunião com os autarcas para debater assuntos que estão pendentes na ilha e no concelho, como o abastecimento de água à lavoura, a ampliação do aeroporto, a proteção das zonas costeiras e das ribeiras, entre outros.
Face a estas temáticas, José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional falou sobre o investimento de 1,5 milhões de euros no melhoramento dos reservatórios de abastecimento de água para a lavoura.
O outro investimento apresentado foi de 700,000€ direcionado para a reconstrução do muro na zona costeira da Criação Velha, danificado pela Tempestade Lourenzo.
O autarca reconheceu também a popularidade da ilha dado aumento do tráfico aéreo e marítimo comprometeu-se a dar resposta à temática da ampliação do aeroporto e a privatização do estaleiro naval.
Quanto à saúde, garantiu ser uma prioridade responder às necessidades das ilhas sem hospitais.
Em S. Roque, o Governo esteve igualmente reunido com os dirigentes do município. Em cima da mesa debateu-se sobre o Porto Comercial de S. Roque e a proteção da Orla Costeira. Para José Manuel Bolieiro, a ampliação deste Porto não é prioridade, o importante é reorganizá-lo "com inteligência" de acordo com as diversas áreas e recursos disponíveis.
Luís Filipe Silva, Presidente do Munícipio, reconhece a urgência em agir no concelho que está "sem alma". A visita continua hoje pelo concelho das Lajes e estende-se até amanhã.