A adesão à greve da função pública nos Açores foi superior a 90% nas escolas, revelou o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).
De acordo com dados disponibilizados pelo sindicato, encerraram, pelo menos, 27 escolas na ilha de São Miguel, 17 na Terceira, 10 no Pico, nove no Faial, duas em Santa Maria, duas na Graciosa e uma em São Jorge.
João Decq Mota informou que a adesão à greve foi mais expressiva neste setor, porque é mais notória a precariedade e a falta de recursos humanos.
O sindicalista salientou ainda uma adesão nos matadouros públicos da região, onde revelou que houve uma tentativa de furar a greve em São Miguel. Num universo de 170 ou 180 trabalhadores, só foram trabalhar três. O matadouro da Terceira encerrou, o do Faial também não registou abates e o do Pico contou com uma adesão à greve de 60%.
Segundo o sindicato os trabalhadores estão contra a integração do IAMA e do IROA na Agriazores.
A greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas em agosto visou contestar contra a postura arrogante do Governo Regional.
Os trabalhadores reivindicam entre outros pontos, a valorização e o reforço de todos os serviços públicos da administração pública regional, o aumento da remuneração complementar para 100 euros, a reposição das carreiras profissionais na administração pública e o respeito pelos acordos celebrados.
Lusa/AO/RP