A Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reuniu sexta-feira na Madalena, onde da ordem de trabalhos foram ouvidos a presidente da autarquia das Lajes do Pico e vice presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Ilha do Pico e o presidente da Assembleia da Associação de Agricultores do Pico sobre o aproveitamento e gestão dos recursos hídricos - Lagoa do Paul.
Ana Brum, presidente da autarquia das Lajes do Pico e vice presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Ilha do Pico, defende que este projeto é fundamental no âmbito de ilha, devido ao aumento da salinidade dos furos de captação de água, reduzindo os custos de produção e informou que só em 2021 a autarquia lajense forneceu mais de 22 milhões de litros à lavoura.
Bruno Ávila, presidente da Assembleia da Associação de Agricultores do Pico reconhece a importância deste projeto para a população, para a agropecuária e até mesmo no fornecimento de energia elétrica.
No entanto admite que é fundamental os agricultores serem autossustentáveis, recordando que existem apoios nesse sentido.