A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, revelou esta semana que a maioria dos utilizadores dos refeitórios escolares “estão satisfeitos com o serviço prestado, em termos qualitativos, quantitativos e infraestruturais” das escolas da região.
O anúncio foi feito após a divulgação nas escolas dos resultados do relatório da avaliação da satisfação dos utilizadores do serviço de refeições escolares do ano letivo 2021/2022, divulgado no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro.
Segundo a titular da pasta da Educação, foi elaborado um questionário, “em formato eletrónico e em formato papel, a preencher em contexto de sala de aula pelos utilizadores dos refeitórios escolares da região”.
“No total, participaram 4.086 utilizadores dos refeitórios em 88 estabelecimentos escolares, estando abrangidas todas as ilhas da região”.
Analisando os resultados obtidos nas escolas com o 1.º ciclo, cerca de 75% dos alunos gostam da sopa, cerca de 92% gostam do prato principal e 94% gostam da sobremesa.
Relativamente aos pratos preferidos, as preparações com carne bovina moída, como hambúrgueres e almondegas, e com panados, como douradinhos e filetes, estão nas preferidas dos alunos destas escolas.
Nas escolas com o ensino básico e com o ensino secundário, a sobremesa é o prato preferido dos inquiridos, com 84,6% a gostarem do seu sabor. 70% dos alunos gostam da sopa e cerca de 80% gostam do prato principal.
Quanto ao espaço, os alunos consideram adequado, limpo, com iluminação e temperatura adequada.
GACS/RP