Paulo Moniz, deputado à Assembleia da República questiona o Ministro da Administração Interna sobre as debilidades da Rede SIRESP Açores, nomeadamente “a falta de reforço da sua cobertura, a respetiva manutenção e a garantia de alimentação por geradores, num serviço imprescindível em situação de calamidade ou grandes eventos”.
O social-democrata alerta para a necessidade “de correções e melhorias urgentes na Rede do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) instalado nos Açores, que suporta todas as comunicações rádio das forças de segurança que operam na Região. A rede SIRESP está distribuída em cerca de trinta estações de base que se encontram pelas ilhas, havendo casos em que somente uma única assegura a cobertura de determinada área e população residente, onde, se houver perda da interligação ou avaria, há o risco de isolamento nas comunicações com o exterior”.
Paulo Moniz quer assim saber “quando entra em funcionamento o sistema redundante de interligações para todas as estações, assim como o reforço efetivo da cobertura da rede SIRESP em todas as ilhas. Também considera ser necessário garantir que haja geradores de emergência suficientes para fazer face às falhas prolongadas de energia elétrica, bem como a existência de meios técnicos sedeados em permanência em cada ilha para acudirem rapidamente a qualquer avaria na rede SIRESP”.
PSD/RP