O Parlamento dos Açores aprovou uma proposta do PS/Açores, com contributos do BE e da IL, que irá permitir abolir o pagamento de taxas moderadoras no Serviço Regional de Saúde em 2023, mantendo-se estas apenas nos Serviços de Urgência das unidades hospitalares, exceto se o paciente tiver uma “referenciação prévia” ou se “for internado através da urgência”.
Tiago Lopes considerou que "atendendo às consequências da conjuntura pandémica, ao conhecimento adquirido pela população da devida e necessária utilização dos recursos do SRS e, ainda, à atual crise inflacionista, entende-se que é chegado o momento de alterar o atual regime".
O parlamentar socialista lembrou que, desde maio deste ano, já foi alterado o regime das taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, o que “coloca os Açorianos em desvantagem em relação aos residentes no continente”, uma situação de injustiça que o “Governo Regional já deveria ter resolvido desde junho deste ano”.
A proposta socialista foi aprovada com os votos favoráveis do PS, BE, IL e PAN, tendo votado contra o PSD, CDS-PP, PPM e o deputado independente, Carlos Furtado. O Chega absteve-se.
PS/RP