O Presidente da Câmara Municipal da Horta defendeu no passado Seminário Municípios Amigos do Desporto “a necessidade e urgência em qualificar as instalações desportivas da ilha do Faial”, que classificou como “uma condição essencial para a promoção da atividade física, o desenvolvimento do desporto na ilha do Faial e captação de crianças e jovens para os clubes”, destacando ainda o papel dos clubes desportivos da ilha participantes naquele evento.
“O Clube Naval da Horta completou este ano 75 anos de intensa atividade e dá substância conceptual e sentido prático à ligação histórica do Faial e dos Açores com o mar, levando o nome do Faial e da Região muito longe. Por seu turno, o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), responsável pela criação da marca Azores Trail Run, foi o grande responsável pelo desenvolvimento do trail running nos Açores, atraindo para a prática de atividade física ao ar livre pessoas que não corriam há muitos anos, com claros benefícios para o bem-estar e para a saúde, mas também com um papel relevante ao nível da promoção da Região, organizando provas com quase mil participantes, de dezenas de nacionalidades diferentes”, afirmou o autarca.
Carlos Ferreira acrescentou ainda o facto de em 2023 o Angústias Atlético Clube e o Sporting Club da Horta comemorarem o seu centenário. “Trago a esta intervenção o exemplo destas quatro instituições para - na presença do Senhor Secretário Regional do Mar e das Pescas e do Senhor Diretor Regional do Desporto - reafirmar a urgência em requalificar as instalações desportivas desta ilha”, concluiu.
A intervenção do autarca realizou-se na sessão de abertura do XVII Seminário Municípios Amigos do Desporto, realizado pela primeira vez na Cidade da Horta no passado sábado.
CMH/RP