A Santa Casa da Misericórdia da Madalena vai dar continuidade ao processo de expansão da sua Estrutura Residencial para Idosos construindo um novo edifício junto ao existente.
De acordo com o semanário Ilha Maior, depois de ter passado a dispor, em 2019, de 74 camas, a Misericórdia avança agora com um novo investimento de 2,5 milhões de euros, suportado pelo governo dos Açores que permitirá garantir condições de comodidade e segurança aos mais idosos.
A ampliação da Estrutura Residencial vai permitir criar uma unidade autónoma com dois pisos, ligada à existente por um passadiço, e que irá disponibilizar 30 novas camas. No total, após esta nova fase de ampliação, o lar da Misericórdia da Madalena passará a dispor de 104 camas, respondendo, assim, à crescente procura e à atual situação social. Para além disso, terá também um refeitório, uma sala de estar e gabinetes médico e de enfermagem.
“Este novo investimento com a adição de uma nova ala junto ao atual edifício com 35 anos, vem responder à lista de espera que temos para entrar no lar de idosos e resolve a grande maioria dos pedidos”, explica ao Ilha Maior, o provedor da Misericórdia da Madalena, José António Amaral, lembrando que uma das apostas da instituição de solidariedade social passa por retardar a institucionalização, criando condições para que os idosos permaneçam nas suas moradias o máximo de tempo possível: “Embora existam muitas situações a necessitar de ajuda queremos apostar, cada vez, mais no apoio domiciliário, e na dinamização do centro de dia para retardar a institucionalização”.
O processo de licenciamento do projeto está atrasado em relação ao inicialmente programado, aguardando neste momento parecer do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores para ser lançado a concurso público. Se todo o processo decorrer como desejado, a Misericórdia irá iniciar a obra até final do primeiro semestre do próximo ano e concluí-la no prazo de 12 meses.
Jornal Ilha Maior/RP