Realizou-se no passado dia 4 de novembro, a 5ª edição da Prova Cega de Vinhos Brancos dos Açores, na Ilha de São Miguel. Resultante da parceria da Comissão Vitivinícola e o Wine in Azores, estiveram em prova “cega” vinte vinhos, neste evento anual, considerado essencial para uma leitura transversal dos vinhos açorianos e a sua crescente evolução a nível qualitativo.
Entre os participantes, o pódio foi preenchido pelos produtores do Pico. Em primeiro lugar ficou o Ínsula Arinto dos Açores 2019 da Insula Vinus, em segundo lugar o Vinha dos Utras 2020 da Azores Wine Company e em terceiro lugar o Cerca dos Frades Terrantez 2020 do produtor Tito Silva.
Os participantes foram reconhecidos com mérito pelo seu trabalho no que diz respeito à qualidade dos vinhos, alcançando um nível geral da prova muito elevado, com os primeiros classificados a situarem-se acima dos 18 pontos no sistema de classificação até 20 pontos.
Neste tipo de prova, as garrafas estão protegidas da vista, e o júri apenas sabe o tipo de vinho de maneira a excluir desde logo preconceitos relacionados com a marca, castas ou os anos em prova.
Este evento é considerado extremamente importante por ser uma rara oportunidade de provar alguns dos vinhos mais recônditos dos Açores, devido às baixíssimas produções e à escassa oferta nos locais de compra habituais.
Cegos por Provas/RP