O Hospital da Horta apresentou formalmente o projeto de implementação do Sistema de Identificação de Cores ColorADD, torna-se assim o primeiro Hospital insular inclusivo pela Cor. Indo ao encontro da Estratégia Nacional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, dinamizada e impulsionada pela Secretaria de Estado da Inclusão, o Conselho de Administração do Hospital da Horta leva a cabo uma parceria com a ColorADD, com vista a incluir a população daltónica usuária daquela unidade hospitalar.
Este sistema vai implementar um código de cores para daltónicos que permita a escolha, decisão e informação, de uma pessoa com daltonismo, na identificação de cor que é essencial num sistema como o Protocolo de Manchester, que utiliza a cor como referência na organização e na triagem dos doentes nos serviços de urgências hospitalares.
Portugal conta já com 30 Hospitais e Unidades Locais de Saúde com implementação ColorADD concluída ou em curso, de norte a sul do País, passando a marcar agora presença nas ilhas açorianas.
CMH/RP