O Montanha Pico Festival regressa em janeiro. Sessões com filmes de ficção, documentários e curtas, apresentadas nos três concelhos da ilha é a próxima proposta da MiratecArts que desafia os picoenses a saírem de casa para assistirem às melhores obras produzidas nos Açores e ainda retrospetivar filmes com o cenário da montanha do Pico.
"Estamos a construir novos caminhos," admite Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, e fundador do Festival. "Ao mesmo tempo que desafiamos artistas a criarem nas nossas ilhas, desafiamos as audiências a apoiarem o seu trabalho, criando programas para todos os gostos." "O tema da programação é exclusivo à temática de cultura montanhosa e filmes com cenário de montanhas e este ano alargamos o tema para incluir filmes e documentários produzidos nos Açores, ou por açorianos. É o único programa na região desta envergadura e temática, por isso desejamos incentivar e apoiar cada vez mais o que se faz por cá.", concluiu.
Os três municípios da ilha do Pico abriram as portas a esta programação. "É a primeira vez que estamos a construir um programa cultural artístico com as três câmaras municipais da nossa ilha," admitiu o diretor artístico. "Madalena, Lajes do Pico e São Roque do Pico juntam-se em prol do cinema e do Montanha Pico Festival - o que faz todo o sentido, porque juntos conseguimos muito mais. E assim, abrimos as portas para o Cineclube Montanha, que pretende alargar a sua programação para além dos festivais da MiratecArts."
O programa do Montanha Pico Festival fica disponível online, no site www.miratecarts.com e a revista em papel vai ser distribuída pela ilha do Pico na próxima semana.
MiratecArts/RP