O Município de Velas viu o seu Orçamento para 2023 aprovado em Assembleia Municipal sem votos contra. Com um valor global de 9.282.347,00€ este é, segundo a autarquia, o documento mais importante do Concelho que sucede uma pandemia, uma crise sismo-vulcânica e que passa por uma guerra que tem alterado os mercados.
Para a presidência, trata-se de um documento estruturante, que prevê o desenvolvimento da ilha e o bem-estar das suas gentes, indo ao encontro daqueles que são os compromissos assumidos para com os munícipes, no cumprimento da aplicação da legislação em vigor.
Este Orçamento prevê a realização de inúmeras obras, mostrando capacidade de investimento, e a realização de candidaturas ao novo Quadro Comunitário de Apoio 20/30, visando uma série de investimentos nos mais diversos setores e áreas, nomeadamente social, cultural, recreativo e desportivo, mas também na criação de mais e melhores condições de vida para os velenses.
Para além do investimento previsto, segundo Luís Silveira, este será um contributo para o desenvolvimento da economia local, sendo amigo das Famílias, mantendo o IMI nos mínimos, ajudando as Famílias com filhos, devolvendo-lhes a totalidade das receitas próprias do Município em sede de IRS, permitindo-lhes beneficiar de um melhor rendimento mensal, sendo mesmo o Município da Região com a menor Carga Fiscal para as Famílias e Empresas.
O documento visa também aumentar o Apoio Social, por via da atribuição de Bolsas de Estudo aos Jovens do Concelho; o apoio à Natalidade, bem como a manutenção do apoio à Associação de Bombeiros na manutenção de um Corpo Permanente de Primeira Intervenção para Socorro à População; e a disponibilidade orçamental para continuar a apoiar as Instituições do Concelho.
MV/RP