O salário mínimo nos Açores sobe para 798 euros, pagos a partir deste mês de janeiro.
De acordo com o Diário dos Açores, este aumento resulta da subida do salário mínimo nacional, de 705 para 760 euros, registando-se nos Açores um acréscimo automático de 5%.
Esta alteração entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2023, e é o maior aumento de sempre do salário mínimo nacional, em cerca de 7,8%. O objetivo do Governo da República é chegar aos 900 euros em 2026, o que desde 2015 significa um aumento de 78% do salário mínimo em Portugal.
Segundo a mesma fonte, os empresários açorianos já se manifestaram apreensivos com este aumento, que vem agravar os custos das empresas, criticando a ação do Governo da República, que evidencia divergências entre as empresas e as famílias, resultando no não alargamento aos Açores da compensação para o aumento do salário mínimo, que leva à exclusão dos Açores de diversas medidas nacionais e de qualquer apoio no financiamento dos custos acrescidos da pandemia.
Neste contexto, os empresários aguardam informações do Presidente do Governo dos Açores na reunião do Conselho de Concertação Estratégica. Mesmo com o aumento do salário mínimo, os salários reais dos portugueses vão valer tanto como em 2014. Em 2022, a inflação média fixou-se nos 7,8%, devendo descer para os 4% em 2023, o que significa que o valor acumulado da inflação ao longo da última década se vai fixar nos 18%.
Diário dos Açores/RP