Como manda a tradição, o presépio é algo que não pode faltar nas casas portuguesas durante a época natalícia. Pequenos, grandes, feitos com as tradicionais figuras ou dando asas à imaginação, como é o caso do presépio d`A Rodilha, feito maioritariamente com pinhas. Criado figura a figura por Judite Costa, proprietária da Adega "A Rodilha", o resultado final surge com a ajuda da sua família e graças a um desafio lançado pela Junta de Freguesia da Candelária. Em conversa connosco, a autora contou-nos que desde pequena sempre admirou presépios, mantendo a tradição de visitar os que estão expostos por toda a ilha.
Aceitando o desafio da Junta de Freguesia, Judite Costa decidiu construir as suas próprias figuras com materiais provenientes da natureza, sendo também inspirada pelo ambiente da Adega, para recriar momentos que marcavam o quotidiano dos mais antigos.
Questionada sobre a possibilidade da tradição dos presépios se estar a perder nas gerações mais novas, Judite acredita que com iniciativas como a da Junta de Freguesia e as próprias atividades escolares vão permitir fazer chegar essa tradição aos mais novos.
Para os curiosos, a Adega estará aberta no próximo domingo, dia 8 de Janeiro, das 15h00 às 17h00, para dar a conhecer tanto o presépio como todas as histórias daquele espaço.
A Adega “A Rodilha” situa-se no lugar da Mirateca, na freguesia da Candelária, e está disponível para todos os de a desejem visitar, de forma gratuita. Para isso, basta contactar os proprietários ou as entidades relacionadas ao turismo do concelho ou então realizar a nova Rota do Vinho, da Vinha e dos Maroiços, apresentada no passado dia 28 de dezembro, que também inclui "A Rodilha".