A 9ª edição do Montanha Pico Festival arrancou, no passado fim de semana, com o primeiro Encontro Audiovisual Açoriano. O evento, promovido pela MiratecArts, reuniu mais de duas dúzias de profissionais para debater sobre esta indústria em construção. Entre conferências, painéis e mostra de obras, no maior evento de networking para o sector, empresas e freelancers de várias ilhas, assim como açorianos a viver fora da região, juntaram-se pela primeira vez para traçar um plano de ação.
Entre vários tópicos e ideias, a MiratecArts avança que uma das conclusões tomadas seria a fundação de uma associação de produtores açorianos, uma entidade que facilitasse o diálogo com os vários departamentos regionais, e entidades além arquipélago, transformando “ um sector frágil e subvalorizado, numa verdadeira indústria audiovisual com importante retorno económico e cultural para a região," admitiu Bruno Correia da equipa da RTP Açores.
Quanto ao Montanha Pico Festival, além de continuar a apresentar filmes sobre a cultura de montanha, histórias montanhosas e em cenário montanhoso, abriu uma seção dedicada à mostra de obras produzidas nos Açores, “a ideia é de o maior número de trabalho produzido, nas nove ilhas dos Açores, qualificar para mostra no grande ecrã, comentou Terry Costa, criando uma biblioteca audiovisual com a ilha montanha.
O diretor artístico da MiratecArts anunciou ainda a criação do Prémio Curta Pico, que desafia os realizadores e produtores a apresentar uma ideia para filmar na ilha do Pico. A obra final recebe estreia no Montanha Pico Festival e ainda apoio para candidatar-se a festivais além dos Açores. O vencedor deverá recebe um apoio financeiro, estando a MiratecArts à procura de um parceiro estratégico para um investimento de compromisso, no mínimo de seis anos, e não programas de candidaturas, para financiar o Prémio Curta Pico.
Montanha Pico Festival continua até 31 de janeiro, com noites de documentários, curtas e longas de ficção. Todas as sessões acontecem às 21h e tem entrada livre: terças no Auditório do Museu dos Baleeiros, quintas-feiras no Auditório Municipal das Lajes do Pico, sextas no Auditório da Madalena e sábados no Auditório da EBS de São Roque do Pico.
MiratecArts/RP