O deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, defende que “os preços das telecomunicações devem ser igualados entre o continente e os Açores”, isto tendo em vista “o futuro contrato de concessão entre o Governo da República e a IP Telecom para o novo sistema CAM para as regiões autónomas”, alertou.
O social-democrata fala mesmo “numa questão de justiça”, uma vez que “pode chegar-se a uma poupança de mais de 14 euros por mês, para cada família, se houver esse cuidado aquando da substituição do sistema CAM, que liga o continente aos Açores e à Madeira”.
Paulo Moniz explicou que não está em causa se o sistema vai ou não ser substituído, porque isso terá de acontecer obrigatoriamente, mas sim garantir que o consumidor final, nos Açores, vai pagar tarifas iguais às do continente, assim como assegurar que os operadores que atuarem nesse sistema tenham preços competitivos entre si.
Outra preocupação alertou o deputado “tem a ver com a manutenção do atual cabo submarino, que ainda não está estabelecida".
Paulo Moniz focou igualmente a necessidade “urgente” da substituição do anel interilhas de fibra ótica, “que está no fim da sua vida útil e com sinais graves de degradação, e sobre o qual ninguém fala, sabendo-se apenas que essa substituição está prevista, e nada mais”.
O deputado recordou que é uma intervenção que não se pode adiar mais tempo, pois corre-se o risco de deixar às cegas as telecomunicações das ilhas do arquipélago.
PSD/RP