O Grupo Parlamentar do Partido Socialista iniciou na sexta-feira um Roteiro Agrícola que prevê reuniões em todas as ilhas com as entidades ligadas ao setor Agrícola, “desde a produção até às associações e à indústria".
Andreia Cardoso, vice-presidente do GPPS disse que, entre as principais preocupações do setor, estão “o aumento dos custos de produção, designadamente aqueles que decorrem do aumento dos custos energéticos, em concreto com a energia elétrica”.
A deputada socialista manifestou também “grande preocupação” com os atrasos de pagamentos por parte do Governo Regional, que “se verificam também na Agricultura”, recordando que estamos a falar de pagamentos que haviam sido assumidos já desde 2021 e que ainda se encontram por pagar.
Andreia Cardoso refere-se, em concreto ao apoio de 15 cêntimos por cada litro de leite produzido a menos, no âmbito do programa de redução voluntária da produção leiteira, lançado por este Governo Regional, mas também aos apoios à reconversão das explorações de leite para a carne e aos apoios ao funcionamento das próprias associações.
Relativamente aos transportes aéreos, a deputada recordou que este Governo prometeu estabelecer “um avião cargueiro” que “afinal não existe”, falhando claramente na resposta às necessidades do setor agrícola”.
“Outra preocupação sentida pelo setor agrícola – e por outros – tem a ver com o final do Competir+ em junho deste ano", sem que neste momento se conheça qual é o futuro, porque ainda não se conhece o novo modelo do programa anunciado recentemente pelo Governo Regional.
PS/RP