O Secretário Regional da Saúde e Desporto confirmou o valor de 49,50 euros, a suportar pelo Governo Regional, nas diárias dos utentes das Casas de Saúde do arquipélago, até 2024.
Vai haver um aumento de três euros e meio relativamente a 2023 e um aumento de quatro euros relativamente a 2024.
Isto implica um aumento, desde que este Governo iniciou funções, de 32% no valor de uma diária, que não era aumentada desde 2008, afirmou Clélio Meneses, à margem de um encontro com responsáveis dos Institutos Hospitaleiros, em Ponta Delgada.
O governante revelou que a atualização das diárias representa um investimento total de 2,7 milhões de euros, ao longo da legislatura, significando “um esforço que a região está a fazer para corresponder ao trabalho desenvolvido por estas instituições”.
Relativamente a pagamentos em atraso, num valor de cerca de seis milhões de euros, Clélio Meneses adiantou que o Hospital da Horta, que presta cuidados de saúde mental no Faial, receberá nos próximos meses.
Os Institutos Hospitaleiros vão ter a dívida saldada, no âmbito de um acordo a vigorar no próximo ano, “sendo que uma parte já foi paga, mas a regularização formal passa a estar estabilizada a partir de janeiro de 2024”.
GACS/RP