O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, garante que, nos próximos anos, haverá na região maior "diversificação agrícola”, quer na área das frutas e hortícolas, quer na área da apicultura e vitivinicultura.
Para António Ventura este é um “setor base e fundamental dos Açores, que vai permitir criar riqueza, fixar pessoas, combater o envelhecimento e o despovoamento das ilhas”.
Segundo o governante, a Federação Agrícola dos Açores apresentou um conjunto de propostas de alteração ao POSEI que, “depois de trabalhadas tecnicamente” pelo Governo, foram enviadas e “aceites pela Comissão Europeia”, deixando o programa POSEI “ mais enriquecido, mais diverso, e abrangerá mais culturas”.
Relativamente ao programa PEPAC, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural espera que, a nível nacional, se implemente “rapidamente” a estratégia do programa, para que se possa dar início à “abertura das candidaturas” nos Açores.
O POSEI tem uma dotação de cerca de 80 milhões de euros e o PEPAC 2023-2027 tem uma verba de origem (dos fundos comunitários) de cerca de 196 milhões de euros.
GACS/RP