A empresa Bencom - Armazenagem e Comércio de Combustíveis, S.A., realizou na passada semana um exercício de simulação de acidente 'registado' no terminal marítimo de passageiros da Horta, no qual foi criado um cenário de derrame de combustível para o mar.
Segundo a Portos dos Açores, S.A., neste simulacro foram utilizados recursos humanos e materiais, incluindo barreiras marítimas insufláveis de contenção de matérias poluentes e os meios navais necessários, contando com um mini rebocador e uma embarcação semirrígida, que atuaram não só na zona demarcada para a intervenção, como também nos espaços próprios da administração portuária.
No simulacro foram colocadas também barreiras adicionais de contenção de líquidos poluentes, à entrada da bacia Norte daquela infraestrutura de apoio ao recreio náutico, permitindo familiarizarem-se com o manuseamento dos diferentes equipamentos existentes para atuação neste tipo de cenários, e nomeadamente ao nível da colocação de barreiras anti-poluição.
Além da Bencom, S.A., da Portos dos Açores, S.A. e da Atlânticoline SA estiveram também envolvidos nestes exercícios a Autoridade Marítima e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, com meios humanos e materiais, neste caso englobando equipamentos, embarcações e veículos marítimos e terrestres.
Portos dos Açores/RP