A deputada do PS, Isabel Teixeira, criticou o Governo Regional de não estar “a proteger a produção de leite em São Jorge conforme prometeu”, o que “pode prejudicar a produção do queijo São Jorge”.
A parlamentar socialista recordou que, em junho do ano passado, o Governo Regional garantiu que ia “elaborar um plano para assegurar a produção de leite em São Jorge”, que “estaria pronto até ao final de 2022”, uma recomendação “avançada pelos próprios partidos da coligação, que recebeu o voto favorável do PS”, no entanto, “até ao momento, nada foi feito”.
Isabel Teixeira relembrou igualmente, que o anterior Governo Socialista “apoiou despesas de marketing do queijo São Jorge em 200 mil euros, ao passo que este Governo reduziu essa verba para 20 mil euros em 2021 e para zero euros em 2022”, explicando que, embora o Queijo São Jorge já tenha alguma notoriedade, a sua promoção não pode ser descurada.
A deputada sublinhou também que as cooperativas de lacticínios da Região “já começaram a sentir as dificuldades com os aumentos da energia e das taxas de juro”. A esse respeito, Isabel Teixeira lembrou que o PS já apresentou e fez aprovar no parlamento regional a criação de um “Plano Regional de Poupança de Energia e medidas de apoio às famílias e empresas para estabilização dos preços de bens e serviços”, estando agora as famílias e as empresas da Região na expectativa de que o Governo avance com esta iniciativa.
PS Açores/RP