A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, garantiu que a primeira fase do processo de candidatura da viola da terra dos Açores a Património Cultural e Imaterial da Humanidade já arrancou.
O anúncio foi feito, sexta-feira, no âmbito de uma audição na Comissão dos Assuntos Sociais, da Assembleia Legislativa Regional, sobre um projeto de resolução, apresentado pelo partido socialista, para um plano de valorização da viola da terra nos Açores.
A governante concorda que seja definido o dia 2 de outubro como o dia da viola da terra informando que numa primeira fase do projeto, é preciso “promover a candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.
Para isso, a Direção Regional dos Assuntos Culturais já efetuou “o estudo das diretrizes operativas para a aplicação das orientações e requisitos específicos” à candidatura.
Foi feita uma “análise aos critérios relativos à inscrição e à avaliação” das candidaturas, tendo sido desenvolvidas reuniões e entrevistas a “diversos músicos e tocadores na Região”.
segundo a secretária, um processo de candidatura desta natureza tem que envolver toda a comunidade e as entidades em todas as ilhas e por isso já foi feito o levantamento dos construtores e tocadores da viola da terra dos Açores por freguesias, concelhos e ilhas e procedeu-se à recolha de informação dispersa.
GACS/RP