António Lima, deputado do Bloco de Esquerda, defende a construção de um novo centro de saúde de raiz nas Lajes do Pico e considera que a indecisão do governo sobre este assunto é inaceitável, porque está a prolongar por demasiado tempo a atual situação, em que profissionais e utentes lidam diariamente com condições indignas.
O deputado falava ontem durante a sua visita ao Centro de Saúde das Lajes do Pico, que funciona provisoriamente num antigo edifício escolar, exigindo um “esforço sobre-humano” dos profissionais.
Em outubro de 2022, o presidente do Governo Regional disse que era tempo de repensar e reavaliar a solução para o centro de saúde das Lajes, entre a opção de requalificar o antigo edifício ou construir um novo, mas nada foi feito desde então. Assim sendo, António Lima critica o Secretário Regional da Saúde de continuar a se “queixar da herança que recebeu dos governos do PS” relativamente às infraestruturas do Serviço Regional de Saúde, “sem resolver os problemas que herdou”.
Dadas as características da ilha do Pico ao nível da demografia, pela população envelhecida, e ao nível da geografia, por ser uma ilha muito extensa, o Bloco de Esquerda também defendeu na ocasião que é necessário assegurar o atendimento urgente nos três concelhos.
Em relação à falta de recursos humanos, embora o conselho de administração da USIP tenha identificado a necessidade de contratar 30 enfermeiros, só recebeu autorização do governo para contratar cinco.
BE/RP