O Concelho da Madalena comemorou ontem três séculos de vida.
A data foi assinalada com a tradicional eucaristia na Igreja Matriz, seguida da inauguração da exposição de pintura “Madalena, um concelho entre mistérios” da autoria de Manoel Costa e da Sessão Solene que teve lugar no Auditório e que contou com a entrega de 73 medalhas e distinções honoríficas a várias entidades e instituições, incluindo a Rádio Pico.
A sessão contou também com a antestreia do documentário “Maresias”, da realizadora Sandra Sousa e de um momento musical com André Azevedo, Tânia Monteiro, André Medeiros e pelo Grupo Folclórico e Etnográfico “Ilha Morena” da Casa do Povo de São Mateus.
José António Soares, Presidente da Autarquia, começou por recordar o historial da Madalena com destaque no sector do vinho que foi devastado devido a pragas, mas um século depois o sector reergueu-se e levou o Pico além fronteiras.
O Presidente destacou também o crescimento do Concelho na última década com o registo do crescimento demográfico e o maior crescimento do país na construção de alojamentos destinados à habitação.
O Autarca mostrou-se confiante sobre o futuro do Concelho e recordou alguns dos programas de apoio desenvolvidos pelo Município que contribuem para o crescimento do Concelho e que fazem com que a Autarquia seja uma das mais galardoadas do país.
José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional, deixou uma palavra apreço e orgulho a todas as mulheres açorianas, no dia que se comemorou também o dia internacional da mulher.
O Presidente do Governo destacou as distinções honoríficas da Madalena afirmando que este reconhecimento ajuda a criar motivação e valor à vida comunitária e deixou uma palavra de sentimento aos Autarcas.
As comemorações dos 300 anos de elevação da Madalena a Concelho vão-se estender ao longo de todo o ano, com várias atividades culturais e desportivas, que celebrem a Madalena e as suas Gentes.