A Câmara Municipal da Horta reuniu a Comissão Municipal de Trânsito (CMT) para analisar as alterações à circulação decorrentes da evolução da obra da Empreitada de Requalificação Urbana da Frente Mar.
Esta obra, na zona central da cidade, implica vários condicionamentos de trânsito, com preocupações inerentes, nomeadamente ao nível do estacionamento, circulação de veículos de transporte coletivo, veículos de emergência e operação de cargas e descargas de mercadorias no comércio.
O Presidente da Câmara Municipal da Horta solicitou aos presentes na Comissão “todos os esforços, de forma a identificar as soluções mais equilibradas num contexto que tem sido, e continuará a ser, exigente para todos”.
Para Carlos Ferreira, “nesta reunião da Comissão foi possível analisar o panorama atual e preparar as alterações rodoviárias necessárias para a próxima fase obra”.
Apelando à compreensão de todos, o autarca reforçou que “é necessário garantir que à medida que as obras avançam vão sendo criadas alternativas de circulação”.
Para isso, a Comissão Municipal de Trânsito deliberou por unanimidade emitir parecer favorável às alterações:
A partir de 20 de março e até 2 de abril, será proibida a circulação automóvel na Rua Cônsul Dabney, no troço entre a entrada para o Parque de Estacionamento do Bairro Fundo Fomento e a Praça do Infante, no sentido descendente, passando a circulação a ser feita apenas no sentido ascendente. Para quem pretende dirigir-se para o lado norte e centro da cidade terá informação de DESVIO para a Rua Marcelino Lima, mantendo-se ainda proibida a circulação na Rua Vasco da Gama e Praça do Infante, e proibido o estacionamento na Rua Silvina Furtado de Sousa (antiga Rampa de S. Francisco).
A partir de 3 de abril, será reaberta a circulação automóvel na Rua Vasco da Gama e Praça do Infante, no troço compreendido entre o entroncamento com a Rua Cônsul Dabney e o entroncamento com o acesso à marina da Horta, ficando proibida a circulação entre o entroncamento com a Avenida 25 de Abril (junto ao edifício “Internacional”) e o entroncamento com a Rua Cônsul Dabney.
Assim, o trânsito automóvel que circula na Avenida 25 de Abril no sentido NORTE – SUL será objeto de informação de DESVIO para o interior da cidade, no entroncamento com o Largo Duque d’Ávila e Bolama, nas traseiras do Serviço de Finanças, e o trânsito automóvel que circula na Rua Conselheiro Medeiros será objeto de informação de DESVIO para a Rua Silvina Furtado de Sousa (antiga Rampa de S. Francisco), cujo sentido passa a ser ascendente, sendo proibido o estacionamento nessa via e na Rua da Santa Casa no sentido ascendente, exceto cargas e descargas.
A Comissão Municipal de Trânsito tem uma vocação consultiva em relação ao setor do trânsito e é constituída por representantes da Câmara Municipal da Horta, Secretaria Regional das Obras Públicas, Serviços de Viação e Transportes Terrestres da Horta, Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Polícia de Segurança Pública, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, Associação de Taxistas do Faial, Empresa Farias Lda., representante das empresas de Rent-a-Car, das entidades seguradoras e ainda das Escolas de Condução do Faial.
CMH/RP