O Hospital da Horta acolhe hoje, dia 20 de março, o I Seminário de Ostomias e Feridas, destinado aos diferentes grupos profissionais que, de forma direta ou indireta, intervém no cuidado aos doentes com ostomias e feridas.
Tratando-se de um momento de partilha de conhecimentos científicos bem como de experiências profissionais, através de palestras e workshops, tem como objetivos fomentar uma abordagem multidisciplinar de forma a proporcionar segurança no processo de transição complexo e cuidados individualizados, na pessoa com ostomia de eliminação, bem como por promover as boas práticas na abordagem às lesões cutâneas associadas à humidade.
Este encontro vai ainda assinalar os cinco anos da Consulta de Enfermagem de Estomaterapia que acompanha doentes ostomizados, ou seja, têm um órgão ligado à pele por meio de um procedimento cirúrgico, originando uma abertura, que se designa como estoma.
O I Seminário de Ostomias e Feridas conta com o apoio do Hospital da Horta, da Ordem dos Enfermeiros, da Associação de Enfermeiros Cirúrgicos dos Açores, da Câmara Municipal da Horta, do Novo Rumo, do Coloplast, da Farmácia Ayres Pinheiro, do Convatec e da Farmácia Melo.
HH/RP