A Direção Regional das Comunidades, está a assinalar hoje o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, com o lançamento da iniciativa “Lápis Cor da Pele”, destinada à comunidade escolar do ensino básico, começando pelas ilhas do Pico e do Faial.
Este projeto pretende valorizar a interculturalidade e estimular o respeito pela diversidade cultural, através da realização de sessões, a decorrerem em contexto escolar, nos meses de março e abril, de forma a contribuir para a desconstrução de estereótipos junto dos mais jovens, como o paradigma do lápis cor da pele.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas, celebra-se anualmente a 21 de março, em referência ao massacre de ocorrido em Sharpeville, Joanesburgo, na África do Sul, em 1960.
AGENDA:
A Escola Básica da Madalena, na ilha do Pico, recebe a sessão inaugural das comemorações deste Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, pelas 09h30, seguindo-se mais duas sessões agendadas para as 11h00 e 14h00.
No dia seguinte, prosseguem as apresentações, no concelho da Madalena, nas EB1/JI de Bandeiras, pelas 09h30, de Candelária, às 11H00 e São Mateus, pelas 13h30.
A 23 de março, os alunos da Escola Secundária de São Roque do Pico assistem a três sessões agendadas para as 09h30, 11h00 e 14h00. No dia seguinte, sexta-feira, a iniciativa chega aos alunos da EB1,2,3/JI/S das Lajes do Pico e da EB1/JI das Ribeiras, no período da manhã, a partir das 09h30, estando a última sessão programada para as 14h00 na Escola EB1,2/JI da Ponta da Ilha, localizada na freguesia da Piedade.
No mês seguinte, no dia 26 de abril, o programa “Lápis Cor da Pele” arranca na ilha do Faial, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, numa sessão direcionada aos alunos que frequentam a EB1/JI dos Flamengos, de Pedro Miguel e dos Cedros. Neste dia estão ainda previstas duas sessões, às 11h00 e 14h00, na EB1,2/EA/JI António José de Ávila.
A 27 de abril realiza-se a última apresentação na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça para os alunos das EB1/JI do Capelo e Praia do Norte, de Castelo Branco, da Feteira e de Pasteleiro. Ainda neste dia o programa decorre, pelas 11h00, na EB1/JI da Vista Alegre, Matriz e Conceição. A iniciativa culmina na Escola Secundária Manuel de Arriaga, com uma sessão agendada para as 14h00.
GACS/RP