Foi já publicada, em Jornal Oficial, a alteração à portaria de condições de trabalho para os trabalhadores integrados nas carreiras de oficial bombeiro e de bombeiro ao serviço das Associações Humanitárias de Bombeiros dos Açores.
Com esta alteração, está previsto um aumento no valor mínimo de 8% sobre a remuneração mínima mensal garantida, aplicada nos Açores, para o ano de 2023, tendo por base o valor acordado para a base da carreira e o aumento na diferença salarial entre categorias, assim como manutenção da diferenciação existente entre níveis remuneratórios previstos na atual portaria.
Para a Secretária Regional da Saúde e Desporto, trata-se “de dar continuidade ao trabalho do Governo Regional na valorização dos bombeiros da Região, conseguindo cumprir este compromisso” que, segundo Mónica Seidi, terá “efeitos retroativos a partir de 1 de janeiro de 2023”.
“Este compromisso terá de ser discutido em Conselho de Governo, mas é nossa intenção que a breve prazo seja possível efetivar a transferência de verbas do Governo Regional para as Associações de Bombeiros”, concluiu.
Este diplomar irá melhorar as condições remuneratórias a mais de 450 bombeiros dos Açores.
GACS/RP