Paulo Silveira, deputado do PSD/Açores enalteceu o compromisso assumido pelo Governo Regional de “avançar com a reestruturação do Centro de Processamento de Resíduos na ilha de São Jorge, cujo concurso público para a empreitada foi publicado em Jornal Oficial, com um valor base de 543 mil euros”.
Segundo o social-democrata, “e à semelhança do que já aconteceu noutras ilhas, São Jorge também vai beneficiar de uma estrutura capaz de tratar de compostagem da recolha seletiva de orgânicos, assente numa política que aposta na valorização dos resíduos da ilha”.
O deputado destaca que “os cuidados ambientais têm-se assumido como uma prioridade do atual Governo Regional, e isso reflete-se em medidas como o aumento significativo do montante afeto ao programa “Eco-freguesia, Freguesia limpa”, o Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA 20+), ou o Plano de Ação da Reserva da Biosfera das Fajãs”.
Paulo Silveira destacou ainda que “este é um investimento público, mas a sua boa implementação deve contar com o envolvimento da comunidade, através de ações de sensibilização ambiental junto da população, da vigilância e da inspeção ambiental”.
Trata-se de um investimento da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, com um prazo de execução de cerca de quatro meses, que será financiado a 100% ao abrigo do Projeto REACT-EU.
PSD/RP