A cidade da Horta acolhe esta semana a segunda edição da “DÉFI ATLANTIQUE”, uma prova oficial da Federação Francesa de Vela. A edição deste ano largou a 1 de abril da ilha de Guadalupe, nas Antilhas e o final da primeira etapa desta regata será na Horta.
A edição deste ano envolveu 13 veleiros da ‘Classe40’ (mais um que em 2019) e um total de 44 velejadores, de cinco nacionalidades diferentes, entre franceses, italianos, belgas, ingleses e espanhóis, incluindo -se três mulheres e registando-se, em alguns casos, acertos nas tripulações para a segunda etapa, em direção à Europa continental. Com cerca de 2723 milhas náuticas esta é a única regata de alto desempenho a escalar nos Açores.
A regata – que se constitui num excelente veículo promocional do arquipélago, em função da repercussão internacional que a mesma comporta, nas redes sociais, na Internet e na comunicação social é organizada, conjuntamente, pela Grand Pavois Organisation (GPO) e pela ‘Classe40’, com a colaboração da ‘Região Guadeloupe’, da cidade e dos portos de La Rochelle (França), tendo como parceiros, nos Açores, a Câmara Municipal da Horta, a Portos dos Açores S.A., o Clube Naval da Horta e a Associação Regional de Vela dos Açores, entidades agregadas na Comissão Náutica Municipal da Horta, que garantem um vasto programa social durante a presença dos velejadores em terras açorianas.
Prevê-se que a segunda etapa da “DEFI ATLANTIQUE” se faça ao mar, na baía da Horta, este domingo, dia 16 de abril, para mais cerca de 1200 milhas de navegação oceânica, agora em direção a La Rochelle, França.
PA/RP