Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional assumiu, na passada semana, que a “intenção” do Governo é “alargar o programa “Novos Idosos” a todos os concelhos dos Açores”, tendo submetido essa proposta no âmbito da reformulação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), justificando o alargamento com o feedback das pessoas que integram o programa, “entendemos fazer a proposta de alargar [o programa “Novos Idosos”] para passar de projeto-piloto concelhio para projeto-piloto regional”, assinalou.
O governante aproveitou a ocasião para sublinhar que este programa tem permitido a criação de emprego e a fixação de pessoas nas suas freguesias.
Segue-se, segundo o responsável pela área da solidariedade social, um processo “demorado” de apreciação das candidaturas, visitas domiciliárias e definição de planos de cuidados para as 150 vagas que estão abertas para os concelhos da Lagoa, Vila Franca do Campo e Horta, mas espera que o PRR considere esta uma experiência inovadora e que permita alargá-la para todos os concelhos da Região.
A terminar, Artur Lima reiterou que este é um programa inovador assente na “parceria com as pessoas, com as famílias e com as instituições”.
GACS/RP