A ilha do Faial vai acolher, de 5 a 7 de maio, a Ultra Blue Island (UBI) by Azores Trail Run. Naquela que é a nona edição deste evento, são esperados cerca de 600 participantes, vindos de 30 países diferentes.
Na apresentação da atividade, que contou com a participação da secretária regional do Turismo e do presidente da Câmara da Horta, o coordenador do Azores Trail Run recordou o percurso de 9 anos que permitiu que a UBI seja um evento altamente consolidado e reconhecido dentro e fora de portas.
Mário Leal destacou o facto da UBI se realizar fora da época alta, contribuindo assim para a estratégia regional de combate à sazonalidade no setor, bem como a sua elevada atratividade a turistas do exterior.
Para o coordenador, “é um produto que contribui para a dinâmica da ilha”, sendo “um evento voltado para o exterior” referindo que mais de metade dos participantes são estrangeiros.
O coordenador do Azores Trail Run agradeceu o apoio do município da Horta, parceiro essencial para a realização do evento, bem como do Governo Regional dos Açores, o seu principal patrocinador.
Já Berta Cabral, destacou o trabalho realizado pela equipa Azores Trail Run e pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul na dinamização de eventos de grande potencial turístico para os Açores, considerando a UBI um bom exemplo daquilo que deve ser a promoção turística na Região.
Para Carlos Ferreira, são iniciativas como a UBI que “ajudam a alavancar a nossa economia” e “contribuem para que os Açores sejam premiados de forma muito regular na área do turismo sustentável”. O autarca faialense destaca não só a grande afluência de atletas à prova, como também o seu impacto promocional que entende ser capaz de “captar centenas de milhares de visitantes ao longo dos próximos anos”.
CMH/RP