O Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, vai acolher no próximo dia 8 de maio, pelas 21h00, a exposição “Dr. José Prudêncio Teles Jr.: o homem, o médico e o mito”, no dia em que se assinala o seu nascimento.
Dr. José Prudêncio Teles Júnior, licenciado em Medicina e Cirurgia no ano de 1935, rumou à ilha de Santa Maria, onde iniciou a sua carreira como médico e Delegado de Saúde. A partir dos finais da década de 40, já na ilha do Pico, fez da sua medicina uma ferramenta ao serviço da igualdade, da justiça, da solidariedade e da liberdade. Como homem e figura invulgar, do ponto de vista médico e humano, fez desta prática uma devoção e uma causa, trabalhando dia e noite, percorrendo a ilha de lés-a-lés. Conhecem-se centenas, ou mesmo milhares, de histórias fantásticas sobre este homem e este médico.
Para assinalar a data, e homenagear esta excecional figura, o Museu do Pico decidiu inaugurar esta exposição dedicada ao médico e ao homem, que contará com a presença de Rosélio Reis, escritor, para falar sobre a passagem deste médico pela ilha de Santa Maria.
O evento terá entrada gratuita.
MP/RP