Os Açores vão ter seis pontos de observação para fiscalizar a costa, integrados no Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da GNR, em São Miguel, Terceira, Faial e Pico.
Segundo o Açoriano Oriental, que sita a Agência Lusa, o investimento previsto até 2026 permitirá localizar seis torres de observação que serão articuladas com meios móveis de fiscalização e controlo costeiro.
No âmbito do sistema de vigilância da Guarda Nacional Republicana (GNR) nos Açores vão ser instalados postos nas freguesias de São Roque e Ponta Garça, em São Miguel, no Monte Brasil e Praia da Vitória, na Terceira, na Espalamaca no Faial e em Santo António no Pico.
O SIVICC, que já existe no continente e na Madeira, é uma plataforma tecnológica que permite a localização e identificação de “ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa”, estando “vocacionado para a deteção do tráfico de estupefacientes, tráfico de mercadorias e pessoas, contrabando, imigração ilegal, proteção do ambiente e ainda no auxílio de missões de busca e salvamento”.
A implementação do sistema nos Açores vai representar um investimento superior a sete milhões de euros e inclui a aquisição de uma embarcação de patrulhamento.
Lusa/AO/RP