A Sata Air Açores e a Azores Airlines foram as primeiras companhias portuguesas a obter a certificação ambiental da IATA (Internacional Air Transport Association), revelou o Grupo Sata em comunicado.
Conforme avançou o Jornal Açores 9, a empresa assinala que “esta certificação (...) reconhece o compromisso assumido das companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines para com a sustentabilidade ambiental e os esforços desenvolvidos na consecutiva redução do impacto ambiental das suas operações”.
Citada no comunicado de imprensa, a presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, Teresa Gonçalves, considerou esta certificação como prova de que a empresa tem “equipas focadas e dedicadas, que tornaram possível a obtenção desta certificação no espaço de um ano apenas”.
“Nesta medida, têm investido em várias iniciativas para reduzir a pegada de carbono, tal como em aeronaves mais eficientes, otimizar as rotas e operações de voo e apoiar projetos de compensação de carbono”, descreve o Grupo.
Para além disso, “têm desenvolvido esforços para envolver todas as partes interessadas (‘stakeholders’), incluindo funcionários, clientes, fornecedores e reguladores, por forma a promover uma cultura de responsabilidade ambiental”, lê-se na nota.
O grupo SATA esclarece ainda que o programa IEnvA “é um sistema de gestão ambiental construído com base em padrões de excelência operacional que garantem a implementação de práticas ambientais robustas e específicas para o setor da aviação”.
Açores 9/RP