José Manuel Bolieiro adiantou durante as cerimónias comemorativas do “Dia dos Açores” que será construído de raiz um novo centro de saúde nas Lajes do Pico.
Segundo o Presidente do Governo Regional, esta foi uma opção feita em concertação com o próprio município, abandonando a solução de reabilitação do espaço atual, que não reúne as melhores condições, decidindo fazer umas instalações de raiz capazes de servir os interesses dos lajenses em matérias de saúde.
Em relação ao atual espaço de cuidados de saúde, este “merecerá, de todo o modo, permanentes requalificações e melhorias que atenuem a sua situação atual", afirmou.
Em comunicado, Ana Brum, presidente da autarquia das Lajes do Pico, explica que esta decisão formalmente assumida, permitirá, “não apenas a construção de uma Unidade de Saúde nova, como também irá libertar o antigo Centro de Saúde para poder ser transformado num polo ativo da Santa Casa da Misericórdia, destinado aos cuidados continuados e outros serviços de apoio aos idosos”.
Recorde-se que a Câmara Municipal colocou à disposição do Governo Regional todos os terrenos municipais da Vila, como demonstração inequívoca de uma verdadeira postura de cooperação e de parceria na busca da melhor solução.
Segue-se a fase em que a autarquia irá desenvolver todos os estudos técnicos para definir a localização adequada, de acordo com o melhor interesse para o do desenvolvimento do concelho.