O deputado José Pacheco questionou o Governo Regional relativamente às acessibilidades na ilha do Pico, nomeadamente nas vias que ficam inundadas aquando de dias de mau tempo, pedindo soluções para esse problema.
O parlamentar usou uma fotografia de inundações na passagem do Furacão Lorenzo nas Lajes do Pico, em Outubro de 2019, para questionar relativamente à localização do novo Centro de Saúde a ser construído naquela localidade, numa zona que é frequentemente inundada em caso de temporal.
"Em 2019 era assim que ficava a zona junto ao pavilhão que alguns defendem ser a localização do novo Centro de Saúde”, explicou o deputado que indicou que esta é uma questão que preocupa os habitantes das Lajes do Pico que têm endereçado as suas inquietações ao CHEGA.
A pergunta de José Pacheco acabou por ficar sem resposta por parte do executivo regional, que já anunciou que vai abandonar o projeto de reabilitar a antiga unidade de saúde, para construir de raiz um novo Centro de Saúde das Lajes do Pico no centro da Vila.
Por outro lado, o deputado do PSD/Açores Carlos Freitas saudou o Governo Regional “por assumir o compromisso da construção de um novo Centro de Saúde das Lajes do Pico, após as sucessivas governações socialistas deixarem os utentes daquele concelho ao abandono”.
Para Carlos Freitas, “este Governo Regional está atento, não só às necessidades, mas também aos anseios da população, assumindo o projeto com coragem e respeito da parte do presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, para com os lajenses”.
Prova disso, prosseguiu, “foi parar todo o processo em curso e assumir já a construção de um centro de saúde de raiz que dignifique os cuidados de saúde prestados pelos profissionais à população do concelho”.