A missa de envio dos jovens açorianos que vão participar na Jornada Mundial da Juventude 2023 decorrerá no topo da Montanha do Pico na manhã do dia 25 de julho e será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
As inscrições, limitadas a pouco mais de centena de jovens, abriram este domingo tendo como primeiro critério de seleção a inscrição prévia na Jornada Mundial da Juventude, que decorre na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto.
A subida à Montanha far-se-á de forma faseada em dois grupos: o primeiro, muito restrito, parte às 18h00 do dia 24 de julho e pernoitará na cratera. O segundo grupo mais alargado sairá na madrugada do dia 25, às 2h00 da manhã, a tempo de celebrar com o restante grupo e participar na eucaristia de envio.
A organização está a agilizar uma missa noturna, no dia 24, que possa ser celebrada em todas as ilhas, preferencialmente nas igrejas JMJ da diocese, à mesma hora, envolvendo todos os inscritos que não puderem participar na subida à Montanha.
A subida à montanha do Pico, lugar mais alto de Portugal, foi concertada com as autoridades ambientais, desde logo o Parque Natural da ilha do Pico e também a Secretaria Regional do Ambiente.
Igreja Açores/RP