O Pico foi o local escolhido para o encerramento da II Conferência Ibero Atlântica sobre Justiça Penal e Novas Tecnologias.
A Conferência decorreu nas ilhas do Faial e do Pico entre 15 e 17 de Junho.
Ana Brum, Presidente do município das Lajes do Pico, agradeceu aos promotores por terem escolhido o concelho para o encerramento da conferência e recordou alguns resultados referentes a uma sondagem intitulados o estado da região onde defende que é importante refletir sobre alguns indicadores da precessão social e cívicos centrados na prestação de serviços públicos em Portugal.
Jorge Alves Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, disse que o ministério está atento às novas realidades, necessidades e paradigmas recordando que em 40 anos de justiça em Portugal muito mudou e está muito mais exigente.
O secretário reconheceu que a proteção de dados tem sido um entrave e defende que é fundamental olhar para o futuro com cuidado e prudência.
Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores estava feliz por terem escolhido o Pico para o encerramento das jornadas e destacou a importância das tecnologias pela abertura de portas de acesso ao mundo globalizado e pelo encurtar de distâncias. Nesse sentido alertou para o reforço de tecnologias e para o investimento nas ilhas mais pequenas.
Recorde-se que a II Conferência Ibero Atlântica sobre Justiça Penal e Novas Tecnologias teve como objetivo promover a discussão e a divulgação científica no domínio do direito penal e das novas tecnologias, bem como fomentar a interação entre a comunidade científica, profissional e o público em geral.