A Secretária Regional da Saúde e Desporto anunciou na passada semana a abertura de concursos para pessoal médico nos três hospitais dos Açores e em Unidades de Saúde de Ilha da Região.
Mónica Seidi revelou os números à saída de uma reunião com a representação da Ordem dos Médicos nos Açores, tendo os incentivos à fixação de médicos sido precisamente um dos temas abordados.
“O processo de incentivo à fixação tem sido algo moroso, o que queremos corrigir. Falámos sobre essa necessidade, que já tinha sido identificada por nós, de se agilizar esse processo”, declarou.
A Secretária da Saúde e Desporto adiantou ainda os números específicos de vagas cujo concurso será lançado a breve prazo.
“Em Angra do Heroísmo falamos, neste momento, de cinco vagas, sendo que três são recém-especialistas, enquanto em Ponta Delgada, dos nove internos que terminaram agora a sua especialidade médica, seis ficaram nos quadros da região. Além destes concursos temos outros, praticamente concluídos, perfazendo um total de 25 vagas hospitalares”, declarou.
Em relação ao Hospital da Horta, embora não tenha médicos recém especialistas nesta fase, haverá a possibilidade de se avançar com procedimento concursal para 10 vagas hospitalares, (sendo três delas com quotas de aposentados).
Para as Unidades de Saúde de Ilha contabilizam-se sete vagas em São Miguel; quatro vagas na ilha Terceira para este primeiro concurso; duas vagas em Santa Maria, Pico, São Jorge e Flores; uma na Graciosa e outra no Faial.
“Contudo, fazemos votos para que no caso da ilha de São Miguel, e uma vez que se prevê que haja um número superior de candidatos às vagas, os mesmos possam ter interesse em fixar-se nas outras ilhas. Seria uma mais-valia para o Serviço Regional de Saúde”, concluiu Mónica Seidi.
GACS/RP