A Conseran — Conservas do Atlântico Norte vai inaugurar a nova fábrica na Ilha do Pico, no próximo dia 26 de Julho, devendo já laborar na próxima safra do atum. Um investimento de cerca de 15 milhões de euros que deverá potenciar a criação de mais de 100 postos de trabalho.
O anúncio foi feito pelo secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, na quinta-feira, 20 de Julho, após uma reunião que manteve com representantes do sector.
“A entrada da Conseran, que será inaugurada no dia 26 do corrente mês irá trazer ainda maior capacidade de transformação” e, portanto, “irá ser colmatada aqui esta necessidade de transformação de pescado dos Açores”, referiu Manuel São João.
E acrescentou que esta conserveira tem uma capacidade para transformar cerca de 20 toneladas por dia, aliviando a pressão dos entrepostos, tendo “já prevista essa possibilidade para fazer retirar dos entrepostos da região para instalações suas, uma quantidade substancial do pescado adquirido ao longo desta safra”.
Relembre-se que os responsáveis pela empresa assumiram publicamente que todos os ex-funcionários da Cofaco — empresa de conservas que encerrou a fábrica na Ilha do Pico em 2018 — e que foram para o desemprego “terão prioridade absoluta na contratação”.
Agricultura e Mar/RP