A Câmara Municipal da Horta candidatou a Semana do Mar ao selo “Evento Circular”, um certificado de qualidade ambiental, promovido pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que visa distinguir as boas práticas de entidades organizadoras.
Reconhecendo que a organização de eventos como este acarreta elevados consumos de recursos naturais e produção de resíduos, o Vereador da Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira, considera que estes impactos podem ser minimizados, através da aplicação de políticas de circularidade e princípios de sustentabilidade.
“A Semana do Mar já é um evento reconhecido por valorizar a temática ambiental na sua organização”, declarou, sendo que nesta primeira fase de adesão, a Semana do Mar obteve uma pontuação de 78 pontos (em 100 possíveis), valor bastante acima dos 50 pontos necessários para ser considerado um evento circular aderente.
“A Câmara da Horta tem priorizado ações sustentáveis e amigas do ambiente nas maiores festas do concelho, como a utilização de copos reutilizáveis com caução, para evitar a acumulação de copos no chão e no mar, promoção e sensibilização para a reciclagem, através da disponibilização de ecopontos, oleões e cinzeiros, bem como incentivando os concessionários aderentes à realização dos seus próprios e criativos ecopontos, para adesão ao concurso que se realiza anualmente no decorrer da festa”, avançou.
Para além destas ações, o responsável municipal pela área ambiental lembrou também a disponibilização de bebedouros, não só no recinto da festa, como na própria cidade, a utilização de iluminação de baixo consumo enérgico e ainda e a reutilização de estruturas e materiais de comunicação.
Presente na 46ª edição da Semana do Mar, que decorrerá de 4 a 13 de agosto, estará uma vez mais o Ecoquiosque, no Parque da Alagoa, onde a população faialense e visitante poderá adquirir a Ecocaneca da Semana do Mar, e ainda receber prémios, ao participar no jogo dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
“Esta é mais uma forma de sensibilizar e ensinar aos munícipes práticas importantes que todos devemos ter no nosso dia a dia. Agindo localmente promovemos o desenvolvimento sustentável de forma global”, destacou, convidando também a visita ao espaço dedicado às ações promovidas pelo Município, incluindo as ambientais, situado junto aos insufláveis e artesanato.
Eduardo Pereira realça ainda que “na Semana do Mar fazemos a diferença e com o selo verde queremos ir ainda mais além, mas para isso contamos com a ajuda e compromisso de todos, quer organização, concessionários e participantes, na adoção de escolhas mais sustentáveis e na prevenção de desperdícios”, concluiu.
Após a Semana do Mar haverá uma nova avaliação das práticas ambientais implementadas no decorrer da mesma, para atribuição da certificação final do evento.
CMH/RP